DozeArtes

quarta-feira, novembro 08, 2006

Notícias do mundo da arte...


Um quadro de Jackson Pollock, foi vendido por cerca de 1o9,6 milhões de euros. A notícia não foi confirmada nem desmentida, mas caso seja verdadeira, este valor é o mais alto pago por uma pintura numa transacção entre particulares. Caso seja confirme a venda, fica batido o recorde anterior, establecido em Junho, quando o magnata Ronald S. L auder pagou 106 milhões de euros pela obra "Adele Bloch-Bauer I" de Gustav Klimt...

Um pouco sobre o pintor...

"Jackson Pollock, (28 de Janeiro de 191211 de Agosto de 1956) foi um importande pintor dos Estados Unidos da América e referência no movimento do expressionismo abstrato.
Pollock nasceu em
Cody, no estado de Wyoming. Começou seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para Nova Iorque. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não mais usa pincéis.
A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da
pintura de acção (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. Morreu em um acidente de carro em agosto de 1956."
-wikipedia

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home